quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Juventude construindo o futuro!

O mês de julho se torna um mês histórico para a juventude brasileira, sendo promulgada no, dia 13, a Emenda Constitucional 42/2008 conhecida como PEC DA JUVENTUDE, com isso o termo ‘juventude’ está inserido no capitulo dos Direitos e Garantias da Constituição Federal, o que ocasionará em um avanço na consolidação das PPJ – Políticas Públicas para a Juventude.

A PEC ganhou muita força após a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu em abril de 2008, sendo eleita a principal bandeira de luta da juventude, o que não poderia ser diferente, pois a inserção da juventude como parcela integrante da sociedade, trás inúmeros benefícios como a criação de políticas e espaços voltados para esse público.

Mas o trabalho não parou por ai, depois da Conferência os jovens e entidades juvenis (como o Conselho de Sorocaba) passaram a fazer diversas manifestações indo a gabinetes de deputados federais, senadores, além de diversas campanhas nas redes sociais, toda essa agitação culminou nessa histórica conquista.

Hoje no Brasil cerca de 25% (50,5 milhões) de habitantes têm entre 15 e 29 anos (IBGE, 2000) fato esse nunca antes visto na nossa história e o que mostra a força que esta parcela da sociedade pode ter nas atuações sociais e no desenvolvimento econômico do país, colocada como adolescente ou adulto, quando a cada década a “maturidade” vêm mais tardiamente, no que tange as questões trabalhistas e de sair de casa. A aprovação dessa lei pode ser comparada à vitória do voto aos 16 anos, fato que deve muito a movimentos populares de juventude para que hoje seja realidade.

Para o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, a aprovação da PEC representa um passo fundamental para que a política nacional de juventude se consolide definitivamente como uma política do Estado brasileiro.
Mais uma vez o protagonismo da juventude na sociedade organizada conquista importante vitória para nosso país, deixando outro grande legado para as gerações futuras.

Agora os próximos passos são: A construção do Estatuto da Juventude e a Elaboração do Plano Nacional Decenal da Juventude. E para isso é importante a mobilização de todos jovens e aqueles que trabalham com esse segmento.

Nesse sentido o COMJOV- Conselho Municipal do Jovem de Sorocaba, articulaou uma audiência na Câmara Municipal de Sorocaba, que acontecerá no dia 14 de Setembro as 19h, para esclarecer o que mudou com essa promulgação e o que é preciso fazer para conquistarmos mais outras vitórias. Venha fazer parte da história!
Endereço: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes 2945 Alto da Boa Vista
Cristiane Jordão – Presidente do COMJOV Sorocaba

0 comentários:

Postar um comentário